O conceito de justiça: argumentação e dialogismo

Autores

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral UNICSUL
  • Manoel Francisco Guaranha UNICSUL e FATEC

Palavras-chave:

Justiça, Argumentação, Retórica, Dialogismo, Ética

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão procurando situar os conceitos de justiça e de argumentação na abordagem de Perelman em diálogo com as teorias do Círculo de Bakhtin. Para tanto, aborda o conceito de justiça; trata do conceito de argumentação procurando situar o seu campo e destacar como esse conceito respalda o de justiça; destaca o caráter ético e dialógico da argumentação jurídica estabelecendo conexões entre as ideias de Perelman e os princípios dialógicos da linguagem; e, finalmente, procura mostrar como diferentes vozes se interseccionam no embate argumentativo por meio da análise de dois fragmentos de discurso jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Lúcia Tinoco Cabral, UNICSUL

Doutora em Língua Portuguesa Pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisadora colaboradora da Pontifícia Universidade de São Paulo, pesquisadora e professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul – Mestrado em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem argumentativa, interação verbal escrita, linguagem jurídica, polidez linguística e uso da linguagem em práticas educativas a distância.

Manoel Francisco Guaranha, UNICSUL e FATEC

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena Português e Inglês - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá (1990), mestrado em Letras - Literatura Portuguesa - pela Universidade de São Paulo (1997) e  doutorado em Letras - Literatura Portuguesa - pela Universidade de São Paulo (2003). Trabalha no magistério superior desde 1991. Atualmente, é professor de Literatura Portuguesa, no curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul UNICSUL, instituição em que integra o corpo permanente do mestrado em Linguística, cuja área de concentração é Teoria e práticas discursivas: leitura e escrita; é professor concursado das disciplinas de C omunicação e Expressão e Comunicação Empresarial da FATEC Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, unidades Santo André e Ipiranga.

Publicado

2014-06-27

Como Citar

Tinoco Cabral, A. L., & Guaranha, M. F. (2014). O conceito de justiça: argumentação e dialogismo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(1), Port. 19–34 / Eng. 19. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16977

Edição

Seção

Artigos