Letramento, linguagem e escola

Autores

  • Hilda Aparecida Micarello Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Linguagem, Interação, Responsividade, Letramento, Gêneros do discurso

Resumo

Neste artigo, propomos uma reflexão sobre as contribuições da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin para a abordagem do conceito de letramentos na escola de educação básica. O projeto teórico do Círculo, que persegue a superação do dualismo entre vida e teoria, buscando compreender o vivido como evento, permite pensar as esferas da vida humana como instâncias nas quais se produzem enunciados em que os sujeitos assumem uma posição, uma atitude responsável em relação à vida. O fenômeno do letramento deve ser compreendido, para além da posse de novas tecnologias do ler e escrever, como a assunção pelos sujeitos de um posicionamento frente ao mundo. Essa perspectiva traz implicações para a abordagem dos letramentos, necessitando considerar, nas práticas pedagógicas, as relações de alteridade que se estabelecem entre alunos e professores e como, nessas relações, alteram-se os sujeitos e suas perspectivas sobre o que represente ler e escrever na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hilda Aparecida Micarello, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Programa de Pós-gradaução em Educação e do Programa de Pós-graduação profissional em gestão e avaliação da educação pública, ambos da mesma instituição.

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em letras pela UFF. Professora Adjunta do Departamento de Educação da UFJF e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF.

Publicado

2014-11-21

Como Citar

Micarello, H. A., & Magalhães, T. G. (2014). Letramento, linguagem e escola. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 150–163 / Eng. 156. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19321

Edição

Seção

Artigos