Refletindo sobre letramento e responsividade na formação docente

Autores

  • Antônio Carlos Santos de Lima Instituto Federal de Alagoas
  • Lúcia de Fátima Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Responsividade, Letramento, Pesquisa, Formação de professor

Resumo

Neste artigo, objetivamos problematizar a formação inicial de professores do curso de Letras como sujeitos responsivos em contexto de pesquisa, dentro da perspectiva do letramento, com base em análise das orientações adotadas por uma graduanda, em atividades de leitura e de escrita desenvolvidas com alunos do ensino fundamental. Para tal, utilizamos os conceitos bakhtinianos de dialogicidade e compreensão responsiva ativa, aliados ao conceito de letramento. Isso por entendermos que a formação do professor de língua portuguesa, a partir da inserção do aluno em pesquisas que reflitam sobre sua prática pedagógica, possibilita a ele promover uma prática de ensino com um enfoque em eventos de escrita e leitura vinculados às práticas sociais. Observamos que, a partir dos dados analisados, quando o professor assume a postura de agente de letramento, ele tem condições de responder ativamente às determinações da contemporaneidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Carlos Santos de Lima, Instituto Federal de Alagoas

Possui Graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Alagoas e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cidade de São Paulo e Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da FALE/UFAL. É professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio e Superior do Instituto Federal e Alagoas (Campi Murici e Maceió) e da Universidade Aberta do Brasil/IFAL. Atua na área da Linguística Aplicada com ênfase em ensino de leitura e letramento de professores de línguas. É doutorando em Linguística no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da FALE/UFAL, desenvolvendo pesquisa sobre práticas de letramento nos cursos de Letras a Distância do IFAL.

Lúcia de Fátima Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras (1987), mestrado em Letras e Linguística (1996) e doutorado em Linguística ( 2007) pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora adjunta desta universidade e coordenadora do projeto em Letras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna, leitura e produção de textos, gêneros discursivos, livro didático, gramática, letramento e formação de professores.

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, é doutora em Letras e Linguística pelo PPGLL da mesma instituição. Atua na área da Linguística Aplicada com os temas: Identidade, ética, formação de professores, produção textual e letramentos.

Publicado

2014-11-21

Como Citar

Lima, A. C. S. de, Santos, L. de F., & Lima, R. de C. S. M. S. (2014). Refletindo sobre letramento e responsividade na formação docente. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 111–130 / Eng. 116. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19354

Edição

Seção

Artigos