A polêmica do samba entre Noel Rosa e Wilson Batista: a intertextualidade e os meandros da composição

Autores

  • Mônica Luiza Sócio Fernandes Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Leandro Moreira da Luz Faculdade Integrado de Campo Mourão -CIES
  • Bruno Flávio Lontra Fagundes Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Palavras-chave:

Samba, Polêmica, Intertextualidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os meandros da composição e suas intertextualidades na polêmica do samba entre Noel Rosa e Wilson Batista, observando o dialogismo na interação verbal e musical entre os autores e os diversos textos da década de 1930. Ao apurar os ouvidos sobre a “polêmica do samba” observa-se que as composições revelam tensões inexoráveis entre um mundo festivo do “malandro” e os limites da realidade da época. Desse modo, com suporte em estudos que tratam deste tema, busca-se trazer à tona um insight sobre este “duelo” musical que está, certamente, muito mais disseminado na sociedade que restrito a questões puramente estéticas.

 

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Publicado

2015-07-05

Como Citar

Fernandes, M. L. S., Luz, L. M. da, & Fagundes, B. F. L. (2015). A polêmica do samba entre Noel Rosa e Wilson Batista: a intertextualidade e os meandros da composição. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 10(2), Port. 36–53 / Eng. 37. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/20986

Edição

Seção

Artigos