Argumentação gráfica na prosa ensaística da revista Pesquisa FAPESP

Autores

  • Irene Machado USP

Palavras-chave:

Argumentação gráfica, Ensaio, Prosificação, Modelização, Diagramas, Pesquisa FAPESP

Resumo

O artigo explora o conceito de argumentação gráfica como exercício da prosa de caráter ensaístico que se desenvolveu na expansão da escrita em textos impressos. Entende que ao ampliar o escopo da palavra no contexto de processos gráficos visuais como os desenhos, a fotografia e os infográficos, os argumentos são muito mais realizações do raciocínio diagramático do que das elaborações retóricas. Prova disso são os argumentos gráficos que se tornaram modelizações inalienáveis dos textos da comunicação científica, tais como produzidos na revista Pesquisa Fapesp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Irene Machado, USP

Professora Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e do PPG em Meios e Processos Audiovisuais. Pesquisadora CNPq PQ-1D. Editora Científica de Significação-Revista de Cultura Audiovisual e de E-Compos-Revista dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.

Publicado

2016-03-27

Como Citar

Machado, I. (2016). Argumentação gráfica na prosa ensaística da revista Pesquisa FAPESP. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 11(2), Port. 111–136 / Eng. 119. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/23662

Edição

Seção

Artigos