Marcas de oralidade e memória no Livro das mil e uma noites

Autores

  • Mariza Martins Furquim Werneck Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Oralidade, Memória, Sortilégio, Ritmo, Arquitetura, Mil e uma noites

Resumo

O artigo pretende detectar a presença de marcas de oralidade e técnicas de memória presentes em algumas versões do Livro das mil e uma noites. Para isso parte de algumas considerações sobre as técnicas de memória utilizadas na cultura árabe, herdadas da mnemotécnica grega para, em seguida analisar essas marcas sob três perspectivas: como sortilégio (à maneira de Mnemosyne), como forma de imprimir ritmo e cadência aos contos e, finalmente, como arquitetura da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariza Martins Furquim Werneck, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), mestrado (1992) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado (2002) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa Capes PHD-sanduíche de dois anos na EHESS e Pós Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales(2009-2010). Atualmente é professora assistente doutora do Departamento de Antropologia, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Antropologia e de Literatura Comparada com ênfase em Teoria Antropológica, Teoria Literária,atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia,Claude Lévi-Strauss, Walter Benjamin, literatura comparada, teorias do imaginário, mito e experiência sensível.

Marcas de oralidade e memória no Livro das mil e uma noites/Marks of orality and memory in One Thousand and One Nights

Publicado

2017-09-05

Como Citar

Werneck, M. M. F. (2017). Marcas de oralidade e memória no Livro das mil e uma noites. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 12(3), Port. 96–118 / Eng. 108. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/29516

Edição

Seção

Artigos