Discursividade dialógico-polifônica na formação de professores

Maria de Fátima Fonseca Guilherme de Castro

Resumo


Numa abordagem inter/transdisciplinar que abrange a Linguística Aplicada, a Análise do Discurso de linha francesa e a Análise Dialógica do Discurso, investigo, neste trabalho, as discursividades sobre competência oral-enunciativa em língua inglesa construídas por alguns sujeitos quando ocupam os distintos lugares discursivos licenciandos (primeira sincronia – 1997) e licenciados (segunda sincronia – 2005) em Letras. Na formação social de onde enunciam, em cada sincronia, os sujeitos constroem discursividades de forma a se inscreverem em formações discursivas que coexistem permeadas por relações dialógico-polifônicas (ressonantes, consonantes, dissonantes e dissentâneas) que, por sua vez, deixam vir à tona sua referencialidade polifônica.

Palavras-chave


Discursividade dialógico-polifônica; formações discursivas; referencialidade polifônica; competência oral-enunciativa em língua inglesa; formação de professores de línguas estrangeiras

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