Trabalho docente em cursos livres de idiomas: discurso direto e a voz da hierarquia

Autores

  • Luciana Maria Almeida de Freitas UFF
  • Carlos Fabiano de Souza Instituto Federal Fluminense, Campus Cabo Frio

Palavras-chave:

Trabalho docente, Cursos livres, Discurso direto

Resumo

Este artigo procura focalizar um aspecto da atividade do professor que atua em cursos livres de idiomas. Traz uma análise de falas de docentes sobre o seu trabalho, produzidas pelo dispositivo entrevista; mais especificamente, tematiza o processo de seleção e o treinamento que antecederam a sua contratação. As ciências da linguagem sob a perspectiva do método sociológico, tal como desenvolvido por Mikhail Bakhtin e o Círculo, serão o marco teórico da investigação, assim como aabordagem ergológica da atividade. Com relação aos recursos linguístico-discursivos empregados pelos professores nas entrevistas, é possível observar, nos fragmentos analisados neste artigo, a presença constante do discurso citado,especialmente asocorrências dediscurso direto, por meio do qual se constróiumefeito desentido de autenticidade e se marcam as fronteiras com relação à voz da hierarquia. Ademais, a percepção autoritária da palavra alheia, seu nível de segurança ideológica e de dogmatismo também explicam o recurso ao discurso direto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Maria Almeida de Freitas, UFF

Luciana Maria Almeida de Freitas é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ocupa, atualmente, a chefia da Divisão de Prática Discente (Prograd), que é responsável pela articulação de todos os cursos de licenciatura da UFF. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, e na Graduação em Letras, lecionando disciplinas de prática de ensino, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola. É doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestra em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como graduada em Letras (Português-Espanhol) e em História. Lidera os Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN e Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF). Suas investigações envolvem questões relativas à educação linguística e à formação docente, especialmente em espanhol, sob a perspectiva teórica dos estudos discursivos de vertente bakhtiniana e enunciativa e dos estudos sobre o trabalho docente. 

Carlos Fabiano de Souza, Instituto Federal Fluminense, Campus Cabo Frio

Doutorando em Estudos de Linguagem (área de concentração em Linguística), linha de pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Estudos de Linguagem pela mesma universidade. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador-BA. Licenciado em Letras Português/Inglês, tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino e aprendizagem de inglês na educação profissional tecnológica. Atualmente, é professor efetivo de inglês da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio-RJ, onde também atua como coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). Tem interesse por investigações relacionadas a abordagens, métodos e técnicas de ensino de línguas estrangeiras (LEs), formação de professores de inglês pré/em serviço, ensino-aprendizagem de inglês no escopo da Rede Federal Tecnológica, formação de professores de inglês para atuar nas escolas da Rede Federal; ensino de inglês e as tecnologias digitais móveis, ensino de inglês para fins específicos no Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer; linguagem e trabalho; seleção e produção de material didático de ensino e aprendizagem de LEs. Integra os grupos de pesquisa Práticas de Linguagem, Trabalho e Formação Docente (UFF), Discurso e Educação Linguística DELIN (UFF), e Turismo, Hotelaria e Alimentos (IFFLUMINENSE campus Cabo Frio-RJ), linha de pesquisa: Planejamento e gestão pública e privada de turismo e hotelaria. 

Publicado

2017-11-30

Como Citar

Freitas, L. M. A. de, & de Souza, C. F. (2017). Trabalho docente em cursos livres de idiomas: discurso direto e a voz da hierarquia. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 13(1), Port. 31–51 / Eng. 33. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/32994

Edição

Seção

Artigos