Considerações sobre heterodiscurso a partir de Dom Quixote

Autores

  • Lucas Vinício de Carvalho Maciel Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Heterodiscurso, Dom Quixote, Vozes, Estilos, Gêneros discursivos

Resumo

Propõe-se neste artigo abordar alguns aspectos do heterodiscurso, a partir dos dois livros comumente referenciados como Dom Quixote de La Mancha. Ilustrando-se com base no texto cervantino, argumenta-se que a noção bakhtiniana de heterodiscurso abarca diferentes fenômenos: (i) diversidade de vozes, (ii) pluralidade de estilos e (iii) variedades de gêneros discursivos, que compõem a prosa romanesca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Vinício de Carvalho Maciel, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto A da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou de 2010 a 2016 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutor (2014) e Mestre (2008) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação (2005) em Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros do discurso, estilo de escrita, teoria bakhtiniana, aquisição da linguagem escrita e escola.

Publicado

2018-05-13

Como Citar

Maciel, L. V. de C. (2018). Considerações sobre heterodiscurso a partir de Dom Quixote. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 13(2), Port. 100–116 / Eng. 94. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/33837

Edição

Seção

Artigos