“inquietando as águas”: A magia de relembrar o passado em Two Wings to Veil My Face, de Leon Forrest

Autores

  • Mohsen Hanif Kharazmi University
  • Tahereh Rezaei Allameh Tabataba’I University

Palavras-chave:

Leon Forrest, Two Wings to Veil my Face, Elementos mágicos, Comunidade afro-americana, Memória

Resumo

Escrito durante décadas de intensos debates sobre a possibilidade de se recuperar uma autêntica identidade afro-americana, Two Wings to Veil My Face[1] é uma reação contra os nativistas que defenderam e celebraram uma verdadeira identidade afro-americana. Os autores deste artigo ilustram a forma pela qual Leon Forrest implementou o realismo mágico para, metaforicamente, desvelar as vozes do passado há muito suprimidas, a fim de construir uma identidade contemporânea. Contudo, o passado ancestral, tal qual representado pelos narradores, não é nem adulterado, nem totalmente puro. Para tanto, os protagonistas relembram e relatam sua horrenda história coletiva e, assim, revelam a cumplicidade de alguns afro-americanos com os proprietários de escravos. Ao relembrar as experiências traumáticas do passado da comunidade, conforme este estudo explicará, o herói do romance, Nathaniel, reinventa sua identidade com base em uma história comunal não censurada e enfatiza o primado dos laços comunais em detrimento de linhas familiares ilusórias.


[1] N. do T.: O romance Two Wings to Veil My Face [Duas asas para esconder minha face], de Leon Forrest, não tem ainda tradução para a língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Publicado

2018-05-13

Como Citar

Hanif, M., & Rezaei, T. (2018). “inquietando as águas”: A magia de relembrar o passado em Two Wings to Veil My Face, de Leon Forrest. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 13(2), Port. 55–78 / Eng. 54. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/34542

Edição

Seção

Artigos