A percepção sensorial do espectador na teatralidade contemporânea: diálogos com Bakhtin

Autores

Palavras-chave:

Espectador, Teatralidade contemporânea, Percepção sensorial

Resumo

O presente texto tem como objeto a organização da sociedade atual, afetada e impactada pela tecnologia, cenário no qual o aparato sensorial é profundamente afetado por diversas modalidades de comunicação interativa. Nesse contexto, apresenta-se uma reflexão sobre as formas pelas quais o espectador interatua com as proposições cênicas e uma análise sobre a experiência enquanto espectadores de um determinado espetáculo do encenador Robert Wilson. A reflexão desenvolvida evidenciou os níveis diferenciados de percepção alcançados por estes pesquisadores/espectadores no momento da recepção. O artigo propõe, no diálogo com a teoria bakhtiniana, reflexões sobre a alteridade e a interação entre espectador e obra no campo do teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná (Unespar - Campus de Curitiba II)

Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (2001), mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007) e doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná, campus de Curitiba II. Tem experiência na área da Pedagogia Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino do teatro, formação do espectador, improvisação teatral, percepção sensorial.

Patricia Bueno Pluschkat, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2016), linha de pesquisa em Cultura, Escola e Ensino. Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq) (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Possui graduação em Produção Cênica pela Universidade Federal do Paraná (2012). Participou do Programa de Mobilidade Acadêmica na Universidade de Évora, Portugal (2012). Tem experiência na área Teatral, atuando principalmente como: atriz, improvisadora, palhaça, contadora de histórias, professora e oficineira de teatro/teatralidades/palhaçaria em atividades extracurriculares e educação não-formal.

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Rosseto, R., & Pluschkat, P. B. (2019). A percepção sensorial do espectador na teatralidade contemporânea: diálogos com Bakhtin. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(3), Port. 57–73 / Eng. 55. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/37835

Edição

Seção

Artigos