Corpos em Bakhtin

Autores

  • Dick McCaw Senior Lecturer in Drama and Theatre. Department of Drama, Theatre and Dance. Royal Holloway, University of London. https://orcid.org/0000-0001-5921-3519

Palavras-chave:

Corpo, Bakhtin, Filosofia

Resumo

O pensamento de Bakhtin, dos primeiros e dos últimos textos, se concentrou nas imagens do corpo humano. Entende-se o corpo ao contemplá-lo: ver é saber. Esse “contemplar” não tem nenhuma das qualidades objetivantes do que hoje é conhecido como “olhar”. A filosofia inicial de Bakhtin é baseada em um compromisso compassivo pelo qual uma pessoa ajuda a outra a ver e a se conhecer como um todo e, além disso, como um todo amado. Por mais limitante que seja, argumentarei que sua concepção inicial de corpo ainda tem muito valor. O argumento então se volta para as imagens posteriores e muito mais familiares de Bakhtin sobre o corpo grotesco. Enquanto, inicialmente, suas ideias voltam-se para um corpo estático, agora vemos o corpo envolvido em uma interação tumultuada e interminável com seu ambiente social e natural. Seria essa uma alegoria antissoviética ou uma visão alternativa do corpo humano que remonta à pré-história? Ofereço duas ilustrações em defesa da ideia de que esta era, na verdade, uma filosofia do corpo.

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Biografia do Autor

Dick McCaw, Senior Lecturer in Drama and Theatre. Department of Drama, Theatre and Dance. Royal Holloway, University of London.

Senior Lecturer in Drama and Theatre. Department of Drama, Theatre and Dance. Royal Holloway, University of London.

Publicado

2019-08-06

Como Citar

McCaw, D. (2019). Corpos em Bakhtin. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(3), Port. 35–56 / Eng. 36. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/41642

Edição

Seção

Artigos