Poesia Ibero-americana: Citações e Representação do Modernismo em Antologias

Autores

  • Silvana Mabel Serrani Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Antologia de poesia, Modernismo, Análise de Discurso, Dialogismo, Discurso de outrem

Resumo

Neste artigo estuda-se o discurso sobre o Modernismo hispano-americano e o Modernismo brasileiro - cruciais nas representações identitárias em Ibero-américa -, no paratexto das antologias Twentieth Century Latin-American Poetry, de Tapscott, e Apresentação da Poesia Brasileira, de Bandeira. A análise concentra-se no discurso de outrem - estilos linear e pictórico (Bakhtin, 1929/1988) – para a construção da autoria. Os resultados mostram propriedades de discurso dialético e de discurso ancorado na materialidade poética, e são relacionados ao desenvolvimento do gênero antologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvana Mabel Serrani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora titular do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), UNICAMP. Desde 1981 atua nas áreas de Análise do Discurso, LInguística Aplicada e Estudos Hispânicos. É pesquisadora do CNPq desde 1992. Seu projeto atual está concentrado nos estudos do gênero antologia par ao estudo da memória poético-cultural ibero-americana. Autora de artigos em revistas especializadas e dos livros A Linguagem na Pesquisa Sociocultural- um Estudo da Repetição na Discursividade, Discurso e Cultura na Aula de Língua e Letramento, Discurso e Trabalho Docente, entre outros.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Serrani, S. M. (2011). Poesia Ibero-americana: Citações e Representação do Modernismo em Antologias. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (5), 34–53. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/5390

Edição

Seção

Artigos