Análise da polifonia e estudos do Self em Dostoiévski

Autores

  • Robson Santos de Oliveira FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) Aluno doutorando da UFPE em Psicologia Cognitiva.

Palavras-chave:

Bakhtin, Dostoiévski, Polifonia, Self

Resumo

Este estudo propõe apresentar discussões do Self (autoconsciência) da personagem na obra Crime e castigo de Dostoiévski, a partir da noção de polifonia proposta por Bakhtin. Uma análise de polifonia e seus aspectos em torno dos personagens dostoievskianos é realizada, verificando-se a questão da equipolência das vozes dos personagens, a sua simultaneidade e interação, bem como a noção de autoconsciência como elementos que compõem o espectro da polifonia de Bakhtin. Tais concepções podem ser ampliadas para a compreensão do Self na relação eu-outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Robson Santos de Oliveira, FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) Aluno doutorando da UFPE em Psicologia Cognitiva.

Bolsista do CNPq no curso de doutoramento de Psicologia Cognitiva pela UFPE. Mestre em Psicologia Cognitiva Docente vinculado à FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru)

Downloads

Publicado

2011-11-18

Como Citar

de Oliveira, R. S. (2011). Análise da polifonia e estudos do Self em Dostoiévski. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (6), 159–180. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/5577

Edição

Seção

Artigos