A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana

Autores

  • Solange Jobim e Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Elaine Deccache Porto e Albuquerque Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Epistemologia, Ciências humanas, Linguagem, Pesquisa, Ética

Resumo

Este texto aborda, com base na teoria de Mikhail Bakhtin, questões relativas à especificidade do conhecimento produzido pelas ciências humanas e suas implicações para a tarefa do pesquisador. O objetivo é discutir momentos constitutivos do ato de pesquisar: o encontro do pesquisador e seu outro, durante o desenvolvimento da pesquisa de campo, e o compromisso que ele assume, posteriormente, com a escrita do texto, buscando dar forma e conteúdo, através da criação de conceitos, à realidade pesquisada. Em cada um desses momentos destaca-se o compromisso ético do pesquisador na produção do sólido entendimento humano no ato de pesquisar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange Jobim e Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade – GIPS - no Departamento de Psicologia da PUC-Rio.

Elaine Deccache Porto e Albuquerque, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua na área da Educação e tem experiência no segmento da Educação infantil. Atualmente é Orientadora da Educação Infantil do Colégio Teresiano, CAP/PUC.

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Jobim e Souza, S., & Deccache Porto e Albuquerque, E. (2012). A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 109–122 / Eng. 109. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8124

Edição

Seção

Artigos