Temor e Tremor: A natureza da fé no pensamento de Kierkegaard para a atualidade

Autores

  • Mônica Aparecida Fernandes PUC Minas (campus Poços de Caldas).
  • Ronny Francy Campos PUC Minas (campus Poços de Caldas)

Palavras-chave:

Kierkegaard, Fé, Existência, Ser humano

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a obra clássica do filósofo dinamarquês Sören Aabye Kierkegaard (1813 – 1855), Temor e Tremor – um livro escrito em 1843, quando o autor tinha 30 anos e encontrava-se reavaliando seus conceitos individuais de fé e de cristianismo. Na busca de sentido religioso interior, Kierkegaard foi se tornando um filósofo solitário, usando sua própria existência como base para compreender o sentido último da existência humana. Temor e Tremor, obra do pai do Existencialismo, aprofunda a perspectiva dialética da existência humana sob o enfoque da fé em relação ao Transcendente. Para Kierkegaard, não existe somente o concreto e o abstrato, mas sim uma intrínseca relação entre ambos que norteiam as experiências humanas. Nesta obra, Kierkegaard não nega seu passado cristão, mas, sim, afirma que esta doutrina religiosa deve ser internalizada pelo Indivíduo segundo suas próprias demandas subjetivas. A análise contida em Temor e Tremor ainda possui parâmetros atuais para a reflexão do homem quanto à conduta religiosa, devendo, portanto, ser resgatadas.

Biografia do Autor

Mônica Aparecida Fernandes, PUC Minas (campus Poços de Caldas).

Sou graduada em Psicologia pela PUC Minas de Poços de Caldas. Já trabalhei como psicóloga no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Heliodora-MG. Atualmente, curso MBA em Gestão de Pessoas.

Ronny Francy Campos, PUC Minas (campus Poços de Caldas)

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor adjunto nível IV (disciplinas: Psicologia: Ciência e Profissão; História da Psicologia Geral e do Brasil; Ética profissional do psicólogo; Teorias e Técnicas Psicoterápicas I e Atendimentos Supervisionados I e III). Foi coordenador por 06 (seis) anos consecutivos do curso de Psicologia da PUC Minas em Poços de Caldas. E há 4 (quatro) anos vem sendo coordenador da Clínica-Escola da PUC Minas em Poços de Caldas. É professor, também, na mesma Universidade, nos cursos de Enfermagem (Psicologia Geral) e Publicidade e Propaganda (Psicologia do Consumo).

Referências

BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada: Edição Pastoral-Catequética. São Paulo: Editora Ave-Maria Ltda, 1998, 117ª ed.

FARAGO, France. Compreender Kierkegaard. Petrópolis: Vozes, 2006.

GILES, Thomas Ransom. História do Existencialismo e da Fenomenologia. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1989.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. Temor e Tremor (Coleção os Pensadores). Tradução Maria José Marinho. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

MARTINS, Joel; BICUDO, Maria A. Viggiani. Estudos sobre Existencialismo, Fenomenologia e Educação. São Paulo: Moraes, 1983.

PONTE, Carlos Roger Sales da. A angústia no pensamento de Kierkegaard. Filosofia Ciência e Vida. São Paulo, Ano III, n° 28, pp. 26 – 33.

Downloads

Publicado

2013-01-20

Edição

Seção

Artigos