A dissolução de uma dicotomia aristotélica: alguns argumentos de Galileu em defesa da semelhança entre a Lua e a Terra

Autores

  • Paluana Curvelo Luquiari Universidade Federal do ABC (UFABC)/Aluna do Bacharelado em Filosofia
  • Paulo Tadeu da Silva Universidade Federal do ABC (UFABC)/Professor Adjunto

Palavras-chave:

Galileu, Cosmologia, Ciência Moderna

Resumo

Este artigo pretende discutir a dupla estratégia de Galileu para demonstrar a homogeneidade entre a Terra e a Lua. O seu primeiro esforço pode ser encontrado no Sidereus nuncius, no qual Galileu relata suas observações lunares através do telescópio. Esse foi o seu primeiro passo para quebrar com a distinção aristotélica entre os mundos sublunar e supralunar. Porém, como a desconfiança com a luneta era grande, Galileu também precisou utilizar uma estratégia física para provar algumas semelhanças entre a Terra e a Lua, o que encontramos na Primeira Jornada do Diálogo.

Biografia do Autor

Paulo Tadeu da Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC)/Professor Adjunto

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). Foi professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz, entre 2004 e 2009. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia e História da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência moderna, mecanicismo e revolução científica

Referências

BRAGA, Marco et al. Breve história da ciência moderna: das máquinas do mundo ao universo-máquina. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. (vol. 2).

GALILEI, Galileu. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. 3. ed. Tradução, introdução e notas de Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Editora 34/Associação Filosófica Scientiæ Studia, 2011.

________. Sidereus nuncius: o mensageiro das estrelas. 3. ed. Tradução, estudo introdutório e notas de Henrique Leitão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

LEITÃO, Henrique. Estudo introdutório. In: GALILEI, Galileu. Sidereus nuncius: o mensageiro das estrelas. 3. ed. Tradução, estudo introdutório e notas de Henrique Leitão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

MARICONDA, Pablo Rubén. Lógica, experiência e autoridade na carta de 15 de setembro de 1640 de Galileu a Liceti. In: Scientiae studia (vol.1, n.1, jan./mar. 2003, p. 63-73), 2003.

MARICONDA, Pablo; VASCONCELOS, Júlio. Galileu e a nova física. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

SIMAAN, Arkan; FONTAINE, Joëlle. A imagem do mundo: dos babilônios a Newton. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. As descobertas astronômicas de Galileu Galilei. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2009.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Artigos