Dispositivos conceituais da linguagem e da teoria da verdade na filosofia de Karl-Otto Apel

Autores

  • Dr. Heitor Romero Marques
  • Me. José Moacir de Aquino
  • Rogério Santos dos Prazeres

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i79.14426

Palavras-chave:

Linguagem, Filosofia da Linguagem, Epistemologia, Verdade, Karl-Otto Apel

Resumo

O texto explicita o conceito transcendental hermenêutico de linguagem de Karl-Otto Apel, atrelado aos fundamentos da teoria da verdade empreendida pelo autor. Tanto que, de tal forma, linguagem e verdade são indissociáveis na apreciação do atual ensejo linguístico da filosofia da linguagem, em especial relevo nos trabalhos apelianos, tematizados na investigação da prática comunicativa. Para tanto, privilegia-se uma perspectiva explicativa do aparato teórico que culmina na semântica, cujo referencial é a Tradição Ocidental de Linguagem, a fim de se denotar a relação entre o conceito apeliano de linguagem e paradigmáticos referenciais da linguagem no século XX, bem como as substanciais influências pragmáticas destes, no postulado teórico de Apel, apreciados irrefutavelmente como precursores da reviravolta linguístico-pragmática. Conveniente ao aporte, trata-se de demonstrar como Karl-Otto Apel intenta uma pragmática da linguagem, conjecturada numa orientação cognitivo-antropológica, acerca da reflexão sobre a verdade e a validade de sentido da mesma para o ser humano, existencial e comunitariamente no crivo das transformações de nossa era.

Biografia do Autor

Dr. Heitor Romero Marques

Bacharel em Ciências e Pedagogia com especialização em Filosofia e História da Educaçãopela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT). Mestre em Educação (Formaçãode professores) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Doutor em Desarrollo Localy Planteamiento Territorial, pela Universidad Complutense de Madrid. Membro do ComitêCientífico e do Comitê de Ética em Pesquisa, ambos da UCDB. Professor no mestrado noPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidade,ligado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Professor na graduação de cursos deLicenciaturas e Direito. Coordenador do Projeto de Pesquisa Interdisciplinar. No Contextodos Direitos Humanos em Campo Grande e a Intersubjetividade em Termos da Ética e daAlteridade: um estudo jurídico-filosófico e educacional (dhiea), no Programa de IniciaçãoCientífica da Universidade Católica Dom Bosco-PIBIC/ UCDB – 2009-2011.

Me. José Moacir de Aquino

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor daUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Rogério Santos dos Prazeres

Licenciado em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Aluno do Programade Iniciação Científica (PIBIC/UCDB), desde 2009.

Downloads

Edição

Seção

Artigos