Os leigos na obra conciliar do Vaticano II e nas conferências episcopais latino-americanas

Autores

  • Me. Fernando Rodrigues Francisco
  • Dr. Maurilio Alves Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i79.14429

Palavras-chave:

Leigo, Concílio Vaticano II, Teologia do Laicato, Igreja

Resumo

Neste ano comemoramos os cinquenta anos de abertura do Concílio Vaticano II. Este Concílio foi o grande incentivador dos ministérios leigos dentro da Igreja. Através de algumas de suas obras conciliares podemos identificar a missão dos leigos na prática de evangelização na Igreja e no mundo. A presença de uma teologia do laicato mais sistematizada com o Vaticano II influenciou sobremaneira as Conferências Episcopais Latino-Americanas. Na América Latina o protagonismo dos leigos vem ocupando destaque no processo de decisão da Igreja. A presença dos leigos no seio da comunidade eclesial tem renovado a estrutura tradicional da Igreja.

Biografia do Autor

Me. Fernando Rodrigues Francisco

Sacerdote da Diocese de Lins - SP. Possui graduação em Comunicação Social, graduaçãoem Filosofia, graduação em Teologia, diplomado em Comunicação pela Université de ParisII, mestrado em Comunicação pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), mestradoem Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor da área deTeologia Pastoral da Faculdade João Paulo II, de Marilia-SP.

Dr. Maurilio Alves Rodrigues

Sacerdote da Diocese de Assis - SP. Possui graduação em Filosofia, graduação emTeologia, mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,em Assis-SP, mestrado em Teologia pela Université Catholique de Louvain e doutoradoem Ciências Religiosas pela École Pratique des Hautes Études - Sorbonne. Atualmente éDiretor e professor titular na Faculdade João Paulo II, de Marília-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos