A subjetividade como elemento de constituição estética literária em “Esperando Godot” de Samuel Becket

Wagner Guedes

Resumo


A pesquisa busca identificar elementos subjetivos que permeiam o maior sucesso do escritor irlandês Samuel Beckett, “Esperando Godot”, de 1943, escrita em francês e em apenas quatro meses. Para tanto, pressupõe a ideia de que a obra contém o emprego de recursos constituidores de mecanismos estéticos, que a elevaram ao reconhecido patamar de excelência. Nesse sentido, nos itens que seguem há uma procura no que diz respeito em evidenciar a expansão da experiência e inovação teatral empregada pelo escritor irlandês, principalmente em relação ao século XIX, onde está inserida a peça que, de antemão, integra o chamado “Teatro do Absurdo”, principalmente por retratar a condição humana como incompreensível e sem perspectiva. Assim, procura-se um entendimento conceitual do processo de interação entre leitor e obra no que concerne os mecanismos de subjetividade literária que culminam no recurso estético em questão.

Palavras-chave


Estética; Subjetividade; Esperança; Comicidade; Lucidez

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19176/rct.v0i78.14446

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: