A pessoa humana e as bases reflexivas da sua dignidade, segundo o pensamento de João Paulo II

Autores

  • Antonio Wardison C. Silva
  • Delmiro Vieira N. Junior

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i70.15414

Palavras-chave:

pessoa humana, dignidade, valor, natureza.

Resumo

O presente texto desenvolve uma abordagem filosófico-cristã sobre a dignidade da pessoa humana, no pensamento de João Paulo II: uma discussão que aborda as questões principais sobre a natureza, a condição e o valor da pessoa e sua relação consigo, com o outro e com o transcendente, quer dizer, o homem na sua dimensão relacional e integral. O texto parte de uma concepção histórica e cultural da pessoa humana; apresenta as bases do pensamento de João Paulo II; e sublinha suas principais contribuições acerca da realidade da pessoa, particularmente uma especulação sobre a origem, a natureza, o fim, o resgate, e autorrealização da pessoa humana. Em suma, uma reflexão que se funda na pessoa humana e nas bases seguras da sua dignidade, a partir das contribuições dadas nos documentos e discursos, do papa João Paulo II.

Biografia do Autor

Antonio Wardison C. Silva

Antonio Wardison C. Silva, salesiano, licenciado em Filosofia, especialista em Filosofia Existencial e em Psicopedagogia, bacharelando em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, bolsista de IC pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Delmiro Vieira N. Junior

Delmiro Vieira N. Júnior, salesiano, licenciado em Filosofia, bacharelando em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, e especialista em Catequese pelo mesmo Instituto.

Downloads

Edição

Seção

Artigos