A TEOLOGIA DAS FRONTEIRAS DO UNIVERSO

Autores

  • Carlos Ribeiro Caldas Filho

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i65.15505

Palavras-chave:

Fantasia, religião e literatura, literatura fantástica, Paraíso Perdido

Resumo

Em dezembro de 2007 houve o lançamento mundial do filme “A bússola de ouro” (The Golden Compass), adaptação do blockbuster do autor inglês Philip Pullman. O objetivo do presente artigo é apresentar, em perspectiva interdisciplinar, que conjuga elementos provenientes da análise literária e da história do pensamento cristão, uma análise da referida obra. As perguntas que orientam a investigação que gera o artigo são: até que ponto são pertinentes as críticas levantadas à fantasia de Pullman? Qual é efetivamente a teologia presente na trilogia “Fronteiras do Universo”? Todavia, a principal questão que se procurará responder é: a obra pode ser considerada uma leitura às avessas do “Paraíso Perdido” de Milton?

Biografia do Autor

Carlos Ribeiro Caldas Filho

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor na Escola Superior de Teologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.

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