Busca da verdade versus ideologia no Acontecimento José Comblin

Autores

  • Edelcio Ottaviani Doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain (1996) e mestre em Teologia pela PUC-SP (2013). Professor do DEPG em Teologia e Reitor do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i0.45265

Palavras-chave:

José Comblin, verdade, ideologia, acontecimento, ontologia crítica do presente

Resumo

Este artigo, fruto de uma fala na mesa intitulada “Teologias e Ideologias” da I Jornada José Comblin, em uma parceria entre PUC-SP e UNICAP, parte de uma definição preliminar de ideologia, trabalhada por Marilena Chauí (1941) no rastro de Karl Marx (1818-1883). Em seguida, abre espaço à sutileza de nosso teólogo ao analisar as ideologias que permearam três momentos significativos de sua vida, nos quais ele critica a ideologia religiosa, a ideologia política e a ideologia econômica, muito embora, ao salientar cada uma delas, ele não exclua a influência de uma sobre as outras. Por fim, apresenta a vida e a obra de José Comblin como uma ontologia crítica do presente, no dizer de Foucault, e um modo de ser na verdade, retirando as máscaras das ideologias que se esforçam por fechar nossos olhos a uma leitura mais ampla da realidade.

Biografia do Autor

Edelcio Ottaviani, Doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain (1996) e mestre em Teologia pela PUC-SP (2013). Professor do DEPG em Teologia e Reitor do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain (1996) e mestre em Teologia pela PUC-SP (2013). Professor do DEPG em Teologia e Reitor do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Downloads

Publicado

2019-11-18