Desafios e perspectivas do processo de preparação do Sínodo Especial para Amazônia

Autores

  • Márcia Maria de Oliveira Doutora em sociedade e Cultura na Amazônia; professora da Universidade Federal de Roraima; assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM; perita do Sínodo Especial para a Amazônia (2018-2019).

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i94.46613

Palavras-chave:

Amazon, Socio-biodiversity, Synod, Catholic church, Integral ecology

Resumo

Este breve artigo apresenta algumas reflexões que brotam da vivência do processo de preparação do Sínodo para a Amazônia. Aborda alguns recortes da participação no V Simpósio Internacional do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica da São Paulo – PUC/SP, e pontua alguns fragmentos da leitura do texto “Os patrões do Purus: elites fundiárias, poder e novas dinâmicas territoriais no sul do Amazonas” (COSTA, 2017) que apresenta os aspectos históricos dos processos de subjugação e dominação dos diversos povos da Amazônia a partir do processo de colonização. Objetiva apresentar contribuições para o debate do tema da sociobiodiversidade da região Pan-Amazônica, bem como as lutas e resistências desses povos que sobreviveram e continuam sobrevivendo a inúmeros processos de colonização. Apresenta pressupostos teóricos e conceituais para o entendimento do paradigma do Bem Viver enquanto experiência de cuidado da Casa Comum vivenciada pelos diversos povos da Amazônia, com destaque para o protagonismo das mulheres. 

Biografia do Autor

Márcia Maria de Oliveira, Doutora em sociedade e Cultura na Amazônia; professora da Universidade Federal de Roraima; assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM; perita do Sínodo Especial para a Amazônia (2018-2019).

Doutora em sociedade e Cultura na Amazônia; professora da Universidade Federal de Roraima; assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM; perita do Sínodo Especial para a Amazônia (2018-2019).

Downloads

Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

Artigos