O perdão como alternativa ao problema do mal e do pecado na hermenêutica de Paul Ricoeur

Autores

  • Waldir Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Jefferson Soares da Silva
  • Rodrigo Augusto de Souza

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.i88.28267

Palavras-chave:

Teologia, Hermenêutica, mal, perdão

Resumo

Os problemas que afligem a humanidade comumente são objeto de estudos de inúmeros autores. Pertencentes a diferentes áreas e com enfoques distintos, há reflexões que se assentam sobre as faces que o problema do mal sofrido e do mal cometido contemplam. Dentre esses estudos estão as reflexões de Paul Ricouer (1923-2005). Nesse sentido, destaca-se neste artigo a análise do autor desde a tensão existente entre os mitos e  símbolos judáico-cristãos até a sua relação entre a experiência humana e o problema moral do mal. Tem-se por objetivo refletir sobre o problema moral do mal e do pecado, bem como perquirir sobre as possibilidades de seu enfrentamento através do perdão. Para tanto, o artigo foi dividido em três partes: 1) Investiga-se como a linguagem simbólica é compreendida pela hermenêutica ricoriana; 2) Analisa-se a concepção ricoriana acerca dos mitos e símbolos contidos no conceito de pecado original; 3) Reflete-se sobre a alternativa do perdão como proposta para o enfrentamento do mal. Como conclusão, constata-se que a hermenêutica do sagrado contém forte expressão pedagógica ao tratar do tema do perdão, consubstanciando-se em rigoroso instrumento para compreensão das experiências de vida tanto do homem antigo como do homem (pós) moderno.

Biografia do Autor

Waldir Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor no Bacharelado em Teologia da PUCPR das disciplinas Teologia Fundamental, Antropologia Teológica e Teologia Moral. Professor no PPG em Teologia da PUCPR da disciplina de Tópicos de Teologia e Bioética. Membro do Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética e da Linha de Pesquisa Teologia e Sociedade. Projetos de Pesquisa: 1.Bioética, ciência e espiritualidade; 2. Bioética e Teologia e suas interconexões com as questões sociais; 3. A Ética nas Biotecnologias. Múltiplas perspectivas. Professor no PPG em Bioética da PUCPR da disciplina Tópicos de Bioética e os cuidados no final da vida. Linha de Pesquisa Bioética Clínica e Humanização; Fundamentos da Bioética. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa no Uso de Animais (CEUAs) da PUCPR.

Referências

BATISTA, João Bosco. Considerações acerca do tema do cogito ferido em Freud e a tarefa de reconstrução do conceito de sujeito em Ricoeur: prolegômenos para uma ética. Revista estudos filosóficos (UFSJ), Minas Gerais, n. 06, 2011. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/art11_rev6.pf > Acesso em: 03 dez. 2015.

CUCCI, Giovanni. O perdão segundo Paul Ricoeur. Cultura e fé (IDC) Porto Alegre, n. 128, ano 33, jan-mar, 2010. Disponível em: <http://www.idc.org.br/GESTIONALE/upload/CONFIGURAZIONE/ECONTENT/CREAZIONEPORTALE/template/galleria/Image/documentos/Cultura_e_Fe/128/Estudotexto/Perdaopaul.pdf> Acesso em: 18 dez. 2014.

GROSS, Eduardo. Hermenêutica e religião a partir de Paul Ricoeur. Numem (UFJF), Juiz de Fora, v. 2, n. 1, 1999. Disponível em: <http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/numen/article/viewFile/884/768> Acesso em: 18 dez. 2016.

HENRIQUES, Fernanda; MARTIN, Oliver; FAFIÁN, Manuel Maceiras; BRANCO, Fernanda; ROSA, José M. S. Paul Ricoeur e a simbólica do mal. Porto: Afrontamento, 2005.

HENRIQUES, Fernanda. Dívida e perdão em Paul Ricoeur. Communio, Covilhã, ano, 03 2012, jul-set, 2010. Disponível em: <http://www.lusosofia.net/textos/20120217henriques_fernanda_divida_e_perdao_em_paul_ricoeur.pdf> Acesso em: 16 dez. 2015.

PEREIRA, Miguel Baptista. A hermenêutica da condição humana de Paul Ricoeur. Revista filosófica de Coimbra, nº 24, 2003. Disponível em: <http://www.uc.pt/fluc/dfci/publicacoes/a_hermeneutica_da_condicao_humana> Acesso em: 05 dez. 2014.

PEREIRA, Sandra Helena de Souza. O mal em Paul Ricoeur: do mito adâmico ao empenho ético. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

RICOEUR, Paul. Le volontaire et l’involontaire, Paris: Aubier-Montaigne, 1950.

¬¬¬_____________. Finitude et culpabilité II: La Symbolique du mal, Paris, Aubier-Montaigne, 1960.

_____________. Finitud et culpabilité I: l’homme failible. Paris: Aubier-Montaigne, 1960.

_____________. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Seuil (2000).

_____________. Le mal: Un défi à la philosophie et à la théologie. Gênova: Labor et Fides,1986.

_____________. A memória, a história, o esquecimento. São Paulo: Editora UNICAMP, 2007.

_____________. A hermenêutica bíblica. São Paulo: Loyola, 2006.

_____________. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

_____________. O mal: um desafio à filosofia e a teologia. Campinas: Papirus, 1988.

_____________. O perdão pode curar? Tradução: José Rosa. Revista Viragem, nº 21, 1996. Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/paul_ricoeur_o_perdao_pode_curar.pdf. Acesso em: 20 de dez. 2014.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____________. O justo 1: a justiça como regra moral e como instituição. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

2016-12-26

Edição

Seção

Artigos