A experiência da misericórdia nos sacramentos de Iniciação à vida Cristã

Autores

  • Luís Felipe Carneiro Marques
  • Marcos Vieira das Neves

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.i88.30940

Palavras-chave:

Misericórdia, Sacramento, Iniciação cristã, Ação simbólico- ritual

Resumo

A justiça do discípulo de Jesus deve superar a justiça dos escribas e fariseus, e sua autocompreensão deve estar em relação com a própria pessoa de Jesus, que possui sempre um olhar de misericórdia e que manifesta a vontade do Pai expressa na sua aliança. Toda a iniciação deve ter caráter pascal e o Mistério Pascal é o ponto máximo da revelação e atuação da misericórdia, capaz de restabelecer a justiça como realização do desígnio salvífico de Deus. O objetivo do sacramento da reconciliação é nos tornar dignos do amor de Deus e da sua presença anunciando e realizando novamente o reconciliar-se de Deus com o homem. É necessário encontrar meios para que, os sacramentos da iniciação cristã e o sacramento da penitência, sejam vividos como encontro relacional com o Pai amoroso, que perdoa sempre. Para uma decisão de participação na comunhão, o cristão deveria recordar sempre o seu batismo. A eucaristia não exige uma genérica dignidade ritual, mas sim a dignidade batismal, que não é de tipo ritual e sim existencial. Visto isso, investiga-se aqui a experiência da misericórdia nos sacramentos de iniciação à vida cristã, fazendo uso, para tal, de uma análise de documentos do magistério e autores que investigam o tema em questão. Constatando, enfim, que a salvação do cristão é caracterizada no encontro com o Deus de misericórdia na livre comunicação que Ele mesmo faz de si.

Biografia do Autor

Luís Felipe Carneiro Marques

Franciscano conventual, presbítero, licenciado em Filosofia pelo Universidade Católica de Filosofia (2008), bacharel em Teologia pelo Instituto São Boaventura (2012), mestre em Teologia litúrgica dos sacramentos pelo Pontifício Ateneu de S. Anselmo (Roma - 2015), professor de teologia da liturgia e teologia dos sacramentos, reitor do Seminário S. Francisco de Assis em Brasília-DF. Tel. 61 99603-9192.

Marcos Vieira das Neves

Possui graduação em Administração - Habilitação em Finanças e Controladoria pelo Centro Universitário Anhanguera (2004), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009). É sacerdote e atualmente aluno do Programa de Mestrado em Teologia na PUC-SP. Membro do grupo de pesquisa Teologia Litúrgica da PUC-SP. Tel. 19 98435-3535 e 19 98870-0110.

Downloads

Publicado

2016-12-26

Edição

Seção

Comunicações