A preparação dos padres para lidarem com a situação de morte no Brasil: uma revisão documental e crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i93.42659

Palavras-chave:

padres, formação, morte, Igreja Católica

Resumo

Na atualidade encontramos muitos estudos voltados à situação de morte, em várias áreas do conhecimento. Talvez o interesse atual esteja relacionado às transformações sociais, culturais e tecnológicas das últimas décadas que atingem a vida humana e também a situação de morte. As pesquisas proporcionam avanços na compreensão e na forma como as ciências abordam concretamente a situação. Nesse contexto, a Igreja Católica é convocada a repensar as orientações aos clérigos para o trabalho específico junto aos que estão morrendo e aos enlutados. A partir dessas considerações, este artigo se propôs a realizar uma revisão documental crítica de como a Igreja Católica considera, em seus documentos oficiais, a preparação dos clérigos para lidar com a situação de morte, com orientações para a prática pastoral no Brasil, a partir do Concílio Vaticano II. Foram selecionados doze documentos, a partir de três critérios: temporal, objetivo dos documentos e tipo de publicação. Todos os documentos foram analisado e foram destacadas as referências que eles apresentam com relação ao objetivo deste artigo. O resultado mostra a relevância das formulações teológicas e dos documentos direcionados às práticas rituais, entretanto somente o ritual não garante a boa preparação dos presbíteros. Observa-se uma lacuna quanto a reflexões e orientações específicas para a prática pastoral dos padres. Considera-se ainda que esse trabalho deve contar com as contribuições das ciências que muito produzem sobre o assunto.

Biografia do Autor

Sergio Lucas Camara

Doutorando em Psicologia Clínica, Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica – Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clinica – PUC/SP, mestre em Teologia pelo Centro Universitário Assunção, mestre em Psicologia (PUC-SP).

Tiago Gurgel do Vale

Doutor em Neurociências pela UNIFESP e doutor em Bioética pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum - Roma, médico e teólogo, capelão da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Marlise Aparecida Bassani

Professora Titular da PUC/SP, Coordenadora do Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica - PUC/SP.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos