Igreja em Diálogo – Perspectivas do Diálogo ecumênico com o Judaísmo após 50 anos da “Unitatis redintegratio” e “Nostra Aetat”

Autores

  • Kurt Koch

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i86.26037

Palavras-chave:

Igreja, ecumenismo, diálogo inter-religioso, cristianismo, judaísmo

Resumo

Este artigo entende que a orientação fundamental teológico-pastoral do Concílio Vaticano II teve como intenção reforçar a fé cristã num mundo, no qual ela parecia perder, cada vez mais, seu dinamismo criativo. A intenção foi a de conferir uma nova força à fé cristã, tornando-a compreensível na atualidade, a partir da convicção de que o cristianismo somente podia recuperar sua força marcante caso se inserisse determinadamente no ‘hoje’ e com a disposição de dialogar com os diversos setores da sociedade, diálogo com as religiões, com as igrejas cristãs e com o judaísmo.

Biografia do Autor

Kurt Koch

Cardeal Kurt Koch, suíço, e Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Estudou Teologia na Ludwig-Maximilians-Universität München e na Universidade de Luzerna. Obteve o doutoramento em Teologia Dogmática. Lecionou no Instituto Teológico de Lucerna e na Faculdade de Teologia da Universidade de Lucerna. Em 1995, foi consagrado bispo de Basileia. Desde 2002, é membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, sendo que, em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI para chefiar o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos no Vaticano, substituindo o cardeal Walter Kasper.

Downloads

Edição

Seção

Artigos