Chamada de Publicações para o Dossiê Temático 2020: “Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade”

Os tempos tão fluídos, revestidos de incertezas e perplexidades, nos convidam a dar voz aos diferentes sujeitos da e na educação para abordar a questão dos desafios curriculares que perpassa diversidade e inovações na contemporaneidade, na qual as práticas curriculares se expandem para distintas modalidades educativas e múltiplos contextos e culturas.

Entendemos que as concepções sobre as práticas curriculares e os processos formativos acontecem e se produzem na prática dos educadores, materializando-se em uma relação de dialeticidade nas inter-subjetividades, imprimindo assim os significados aos diversos movimentos curriculares expressos no ato educativo.

A construção epistemológica, pedagógica e social do currículo torna-se uma ocupação territorial dos saberes que dá sentido às culturas e contextos dos sujeitos curriculares envolvidos.

O currículo, sob o prisma da diversidade cultural e da busca de práticas curriculares diferenciadas, inovadoras, no contexto da sociedade atual marcada pelo neoliberalismo, globalização, contradições, conflitos, desigualdade social exacerbada, políticas autoritárias de formação, contribui para a construção do processo educativo como espaço vivo de constante formação dos educadores.

O objetivo desse dossiê é compreender e colocar em discussão  experiências sobre concepções, metodologias e resultados de pesquisas que tematizem e ampliem as discussões sobre a diversidade e inovação curricular por meio do diálogo e da crítica fundamentada, abrindo-se para novas perspectivas que contribuam para o avanço das práticas curriculares e de formação de educadores em busca de uma educação humanizadora, includente e emancipatória.

Autores interessados em submeter trabalhos para publicação neste Dossiê devem encaminhá-los por meio da plataforma de submissão da revista e-Curriculum, http://revistas.pucsp.br/curriculum/about/submissions#authorGuidelines, na seção: Dossiê temático: “Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade”, até o dia 30 de junho de 2020.

Os artigos a serem submetidos a este Dossiê seguem os mesmos critérios acadêmicos e normas adotados pela Revista e-Curriculum, inclusive em relação aos idiomas dos trabalhos aceitos para publicação.

 

São Paulo, 04 de maio de 2020.

 

Profa. Dra. Marina Graziela Feldmann

Prof. Dr. Marcos Tarciso Masetto

Organizadores do Dossiê