<strong>DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL E DESEMPENHO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO EM AÇÃO</strong>

Autores

  • Mário Medeiros da Silva Universidade de Pernambuco-UPE
  • Vanderleia Paes Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Garanhuns

Palavras-chave:

situação sociocultural, currículo em ação, obstáculos de aprendizagem, desempenho escolar

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola da rede Municipal da cidade de Garanhuns - PE, por uma equipe de dois pesquisadores da UPE, um deles com bolsa PIBIC (iniciação científica) da UPE - Campus Garanhuns. Foi executada durante dois semestres, como uma Pesquisa-Ação, nos marcos da Etnometodologia, em uma sala de aula da terceira série do Ensino Fundamental, composta por 45 alunos, cujas famílias estão sob risco de exclusão social. Entre seus resultados destaca-se a identificação, num grupo de alunos de baixo desempenho escolar, de obstáculos de aprendizagem produzidos por situações socioculturais específicas e obstáculos de aprendizagem de natureza didática, estes últimos decorrentes de relações interpessoais discriminatórias conduzidas pela professora da turma. Constatou-se também a eficácia da Pesquisa-Ação e da Etnometodologia para desvendar a produção do baixo desempenho escolar e do desempenho escolar tido como adequado no mesmo espaço (sala de aula) de uma clientela proveniente de um estrato social marcado por desempenhos escolares insuficientes. Palavras-chave: situação sociocultural, currículo em ação, obstáculos de aprendizagem, desempenho escolar.

Biografia do Autor

Mário Medeiros da Silva, Universidade de Pernambuco-UPE

Prof. Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Pernambuco, Área Educação. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Pós Doutor pela Universidade de Málaga.

Vanderleia Paes, Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Garanhuns

Vanderleia Paes é graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos