CIDADANIA, EDUCAÇÃO E REALIDADE BRASILEIRA: PONTOS PARA O DEBATE E ENCAMINHAMENTOS

Lilian Tatiane Candia de Oliveira, Paulo Gomes Lima

Resumo


Este estudo discute a cidadania numa perspectiva recorrente por meio de uma análise crítico-reflexiva à luz do materialismo histórico e em quatro seções. Na primeira seção discutimos os antecedentes históricos da cidadania, os condicionantes e valores que trataram do homem e sua compreensão da realidade. Na segunda seção, Cidadania e contradições: sentidos e significados, como dimensão caleidoscópica distinguimos os elementos estruturais da consolidação do termo cidadania, bem como, as contradições advindas a partir de sua reflexão. Em seguida, em “Política educacional e cidadania” debatemos sobre os delineamentos e reflexões sobre a cidadania na atualidade e finalmente na quarta seção problematizamos os desafios e encaminhamentos sobre a dimensão da cidadania para a educação no Brasil e vice-versa. O estudo aponta que o sentido de uma cidadania que corresponda à perspectiva democrática aprimora os encaminhamentos das políticas educacionais para que sua efetivação dê significado a constituição de cidadãos que vivam e reivindiquem o espaço social como conquista universalizada e humanizada ainda é uma realidade por se construir.

Palavras-chave


cidadania, sentidos, significados, políticas educacionais

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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