REFORMAS EDUCACIONAIS E PESQUISA: AS POLÍTICAS “EM CENA” NOBRASIL E NA INGLATERRA

Sanny Silva da Rosa

Resumo


Este artigo tem dois objetivos centrais: o primeiro é destacar algumas similaridades e especificidades das reformas educacionais em curso na Inglaterra e no Brasil orientadas pelos princípios da “sociedade do conhecimento” (knowledge economy) e as estratégias ou tecnologias políticas utilizadas para operá-las; o segundo é apresentar e discutir o objeto e as ferramentas teóricas e metodológicas de pesquisas que visam saber como as escolas e seus diferentes atores colocam as políticas “em cena”. Para tanto, a primeira parte do trabalho descreve as características e transformações do sistema público de educação na Inglaterra, situando-as no interior de práticas discursivas e não-discursivas das reformas neoliberais e pós-neoliberais visando sugerir aproximações e contrastes com a realidade brasileira. Em seguida, o artigo examina resultados de pesquisas desenvolvidas nesses dois países a partir do conceito de “policy enactment” de preferência ao de implementação de políticas. Os estudos dessa linha de investigação indicam que, para além das práticas pedagógicas, profundas mudanças subjetivas estão ocorrendo em relação ao que significa educar e ser educado como efeito das políticas ‘delivery’ adotadas mundialmente no campo da educação.

Palavras-chave


reformas educacionais – Brasil e Inglaterra - sociedade do conhecimento – políticas e pesquisas em cena.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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