<strong>CADÊ A CRIANÇA QUE ESTAVA AQUI? SERÁ QUE O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS COMEU? </strong>

Autores

  • Heloisa Helena Oliveira de Azevedo Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)
  • Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Palavras-chave:

Infância – Criança - Formação de professores de Educação Infantil - Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo constitui-se de resultados de estudos teóricos e tem como objetivo estimular o debate presente no atual cenário educacional brasileiro no que se refere às mudanças provocadas pela lei Nº 11.274/2006, a qual legaliza a inserção das crianças com 6 anos de idade no 1º ano do ensino fundamental. Discutimos, inicialmente, a concepção de infância, por nós entendida como alicerce na elaboração das políticas educacionais. A seguir, analisamos a entrada da criança na escola fundamental associando-a a imagem dos professores de educação infantil, contra-argumentando com os pressupostos do que tem sido denominado de “nova Pedagogia da Infância”, inspirada no modelo de educação infantil da Reggio Emilia italiana. Consideramos que esta é uma tendência de trabalho pedagógico que merece discussões acadêmico-científicas mais pontuais, especialmente, no que diz respeito aos seus fundamentos teóricos, pois preconiza que a referida Lei vai “roubar” das crianças a sua infância, “adult(er)izando-as” ao inseri-las no ensino fundamental. Por fim, reiteramos a necessidade de revisão de conceitos, como aluno, escola e professor, que perpassam os debates sobre a formação dos professores e a articulação da educação infantil com o ensino fundamental, tendo como preceitos a abordagem his órico-cultural e a Pedagogia históricocrítica.

Biografia do Autor

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/FAEDUC da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) Docente da Faculdade de Educação/PARFOR na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos