<strong>CURRÍCULO, COTIDIANO E CONVERSAÇÕES</strong>

Autores

  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janete Magalhães Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Currículos – Praticaspolíticas – Cotidianos - Redes de conversações

Resumo

Objetiva examinar a potência das redes de conversações na constituição das relações praticaspolíticas que articulam a constituição do comum nos currículos. Discute as redes de conversações como formas de dizer de nossas experiências, que se constituem tanto como expressões de uma subjetividade pré-individual como de processos de singularização, isto é, como modos de dizer que atravessam os modos coletivos de individuação e enunciação, potencializando políticas curriculares voltadas para a instituição de comunalidades expansivas, valorizando vozes desautorizadas e estilhaçando formas lineares de pensamento. Aborda pressupostos que têm orientado a perspectivar o currículo em direção às praticaspolíticas de constituição do comum por meio do incremento das conversações e/ou das narratividades, a saber: a noção de políticas e práticas; a relação entre currículos “oficiais” e realizados; a valorização de saberes narrativos; as práticas cotidianas do conversar e narrar.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Professor associado III do Departamento de Teorias e Práticas Educacionais (DETEPS) e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-UFES)

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação Professora associada IV do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEUFES)

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Dossiê Temático - "CURRÍCULO: POLÍTICAS E COTIDIANOS"