CURRÍCULO, GESTÃO E TRABALHO DOCENTE

Álvaro Moreira Hypolito, Jarbas dos Santos Vieira, Maria Cecília Lorea Leite

Resumo


O objetivo deste texto é discutir as políticas educacionais, suas formas de regulação e seus efeitos para o currículo, para a gestão e para o trabalho docente em escolas públicas. Procura contextualizar as políticas educativas com as políticas neoliberais e gerencialistas, fortemente dominadas pela esfera econômica. Visa também analisar como os docentes, o currículo e os modos de gestão têm sido endereçados por essas políticas e pelos discursos educacionais das últimas décadas, os quais têm sido orientados pelo conservadorismo educativo, com modelos de gestão que apregoam o eficienticismo como a solução para todos os males da educação. Tais modelos estão baseados em noções de qualidade, eficiência, avaliação e accountability. O neoliberalismo na educação brasileira tem seguido tais orientações, centradas em modelos de avaliação, índices de aferição do desempenho escolar e docente, típicos do que se tem denominado nova gestão pública ou gerencialismo. O argumento central desenvolvido é que ações do estado gere cial e as políticas educativas têm um caráter regulador que fabrica determinadas identidades docentes – como um modo de estar, determinadas políticas curriculares – como um modo de ser, e práticas de gestão – como um modo de gestão. Nesse sentido, pretende demonstrar como as políticas educativas e curriculares, com controle e regulação da autonomia pedagógica tentam delinear um docente adequado para tais empreendimentos, próprios das parcerias público-privado. Tais iniciativas de parcerias público-privado colaboram para efeitos reguladores muito significativos para o trabalho docente, para o currículo e para a gestão escolar.

Palavras-chave


currículo – gestão – trabalho docente

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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