CURRÍCULO, CIVILIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Evandro Luiz Ghedin

Resumo


Este artigo discute a relação entre currículo e pratica pedagógica, especialmente considerando a mediação de um projeto de formação cultural que se dá pela mediação da pratica no contexto escolar. A questão que se busca uma resposta está centrado no seguinte problema: as práticas pedagógicas presentes nas escolas estão desenvolvendo que tipo de currículo para que tipo de civilização que se construirá em decorrência dessa formação? O objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre as dimensões da pratica pedagógica, as concepções de docentes e gestores sobre currículo e a forma de sua operacionalização por meio do processo pedagógico escolar. A pesquisa estudou e analisou as concepções e praticas de professores e gestores sobre o currículo e suas possibilidades no cotidiano escolar. O método da investigação centrou-se em entrevistas estruturadas abertas e a analise e interpretação centrou-se na perspectiva da hermenêutica critica. A pesquisa foi concluída considerando os limites e perspectivas no processo educativo escolar sugerindo tomada de posição e decisão mais radical diante do contexto no qual nos encontramos.


Palavras-chave


currículo; cultura; formação docente; prática pedagógica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais