CURRÍCULO, CIVILIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Este artigo discute a relação entre currículo e pratica pedagógica, especialmente considerando a mediação de um projeto de formação cultural que se dá pela mediação da pratica no contexto escolar. A questão que se busca uma resposta está centrado no seguinte problema: as práticas pedagógicas presentes nas escolas estão desenvolvendo que tipo de currículo para que tipo de civilização que se construirá em decorrência dessa formação? O objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre as dimensões da pratica pedagógica, as concepções de docentes e gestores sobre currículo e a forma de sua operacionalização por meio do processo pedagógico escolar. A pesquisa estudou e analisou as concepções e praticas de professores e gestores sobre o currículo e suas possibilidades no cotidiano escolar. O método da investigação centrou-se em entrevistas estruturadas abertas e a analise e interpretação centrou-se na perspectiva da hermenêutica critica. A pesquisa foi concluída considerando os limites e perspectivas no processo educativo escolar sugerindo tomada de posição e decisão mais radical diante do contexto no qual nos encontramos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFMétricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista e-Curriculum e-ISSN 1809-3876
Indexadores:
Nacionais
Internacionais