A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PROJETOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO

Maria Célia Borges

Resumo


A investigação realizada em curso de pós-graduação, nível de pós-doutorado (FEUSP, 2011) discute se a formação inicial dos professores, nos processos de expansão universitária (UFTM e UFU/FACIP), garantirá a formação do educador comprometido com a melhoria da Educação Básica. Na análise qualitativa, utilizamos as pesquisas bibliográfica, documental e levantamento, com aplicação de entrevistas. Os resultados evidenciaram que os cursos dos projetos de expansão, apresentam avanços: oferta de empregos para educadores, ampliação do acesso e abertura para Projetos Pedagógicos inovadores. Porém, há limitações: falta planejamento na infraestrutura, recursos escassos, desvalorização e precarização do trabalho docente, dentre outros. A expansão universitária, precisa de ser repensada para a concretização da Universidade Pública democrática.


Palavras-chave


Educação Superior; Projetos de Expansão Universitária; Formação de Professores no Brasil.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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