A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PROJETOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO

Autores

  • Maria Célia Borges Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Educação Superior, Projetos de Expansão Universitária, Formação de Professores no Brasil.

Resumo

A investigação realizada em curso de pós-graduação, nível de pós-doutorado (FEUSP, 2011) discute se a formação inicial dos professores, nos processos de expansão universitária (UFTM e UFU/FACIP), garantirá a formação do educador comprometido com a melhoria da Educação Básica. Na análise qualitativa, utilizamos as pesquisas bibliográfica, documental e levantamento, com aplicação de entrevistas. Os resultados evidenciaram que os cursos dos projetos de expansão, apresentam avanços: oferta de empregos para educadores, ampliação do acesso e abertura para Projetos Pedagógicos inovadores. Porém, há limitações: falta planejamento na infraestrutura, recursos escassos, desvalorização e precarização do trabalho docente, dentre outros. A expansão universitária, precisa de ser repensada para a concretização da Universidade Pública democrática.

Biografia do Autor

Maria Célia Borges, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação/Currículo pela PUCSP; Mestre em Educação pela UFU; Pos doutora em Educação pela FEUSP, docente do Programa de Pós graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; líder do GPEFORM (Grupo e Pesquisa e Estudos sobre Formação de Professors)

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos