<strong>EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE</strong>

Autores

  • Renata Viana Ferreira FIOCRUZ
  • Katia Reis Souza FIOCRUZ
  • Maria Blandina Marques Santos FIOCRUZ

Palavras-chave:

Paulo Freire, teoria da educação, pedagogia crítica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar categorias relacionadas à ideia de educação e transformação no pensamento de Paulo Freire. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, tomando-se por base seis obras do autor. Trata-se, portanto, de um estudo interpretativo das ideias de Paulo Freire. Desenvolvemos nossas análises dialogando com autores clássicos do campo do materialismo histórico. Lançamos mão, ainda, de autores que comentam as obras deste pensador, incorporando um “discurso de segunda ordem”. Foram identificadas algumas ideias-chaves que se destacaram nos textos como as mais importantes relacionadas ao tema central, sendo elas: Liberdade e diálogo; conscientização, problematização e crítica; práxis e subjetividade. Constatamos que a ideia de transformação, na pedagogia de Paulo Freire, pode fornecer-nos elementos de compreensão a respeito dos fundamentos de sua teoria do conhecimento.

Biografia do Autor

Renata Viana Ferreira, FIOCRUZ

Possui Graduação em Enfermagem e Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ).

Katia Reis Souza, FIOCRUZ

mestre emEducação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000)e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2008), é pesquisadora doCentro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH) da FIOCRUZ.

Maria Blandina Marques Santos, FIOCRUZ

Possui especialização em Saúde do Trabalhador pela Escola Nacional de Saúde Pública(FIOCRUZ) e mestrado em Saúde e Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador eEcologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ).

Downloads

Publicado

2014-10-08

Edição

Seção

Artigos