O currículo por competências e o trabalho de professores

Autores

  • Joelma Lúcia Vieira Pires Universidade Federal de Uberlândia (Faculdade de Educação)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p566-593

Palavras-chave:

Currículo por competências, Trabalho docente, Educação Básica

Resumo

Estudo sobre a implementação do currículo por competências em uma escola da rede estadual de São Paulo que mantém parceria com uma empresa, considerando as mudanças no trabalho de professores. A pesquisa qualitativa com fundamento no estudo de caso enfatizou a análise das entrevistas dos professores. O trabalho deles é modificado, uma vez que o ensino é organizado por meio de projetos impostos pela Secretaria de Estado da Educação para a adequação dos conteúdos das disciplinas ao tratamento de problemas sociais emergentes. A autonomia dos professores é atingida quanto ao desenvolvimento do conteúdo da sua disciplina e no processo de elaboração do conhecimento com os estudantes. O conhecimento é fragmentado e selecionado de maneira utilitária de acordo com a lógica da racionalidade técnica e da produtividade do âmbito mercadológico. O trabalho dos professores é reestruturado para a reafirmação de tal lógica, privilegiando os princípios do setor privado e o enfraquecimento do espaço público. A atuação deles perde expressão política coletiva e individual.

Biografia do Autor

Joelma Lúcia Vieira Pires, Universidade Federal de Uberlândia (Faculdade de Educação)

Profa. Dra. Adjunta III da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Núcleo: Política e Gestão da Educação). Doutorado em Educação pelo departamento de Ciências Sociais na Educação da FE-UNICAMP, Mestrado em Educação (Administração escolar) FEUSP, Graduação em Pedagogia pela FAE-UFMG.

Referências

BALL, S. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001. Disponível em:

. Acesso em: 13 nov. 2007.

BALL, S.; GEWIRTZ, S. Do modelo de gestão do “Bem-Estar Social” ao “novo gerencialismo”; mudanças discursivas sobre a gestão escolar no mercado educacional.

In:______; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas Educacionais; questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 193- 221.

BALL, S.; MAGUIRE, M. Discurso da reforma educacional no Reino Unido e nos Estados Unidos e o trabalho dos professores. In: ______; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas

educacionais; questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 175-192.

BECK, J.; YOUNG, M. F. D. Investida contra as profissões e reestruturação das identidades acadêmicas e profissionais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 135, p. 587-609,

set./dez. 2008.

COSTA, T. A. A noção de competência enquanto princípio de organização curricular. Campinas, SP, Revista Brasileira de Educação, n. 29, p. 52-62, maio/jun./ago. 2005.

FERREIRA, L. L.; IGUTI, A. M.; DONATELLI, S.; LIMA, C. Q. B. O trabalho de professores na Educação Básica em São Paulo. São Paulo: Fundacentro, 2009. 90p.

LINHARES, C. F. S. Política de conhecimento e conhecimento na política da escola: perspectiva para a formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, n. 50, p.

-190, abr. 1995.

GANDINI, R. P. C.; RISCAL, S. A. Política educacional de avaliação de resultados: problemas concretos e soluções aparentes. Disponível em:

. Acesso em: 26 fev. 2013.

MONFREDINI, I. Profissão docente e cultura escolar. Disponível em: <http://www.icesi.edu.co/ret/documentos/Ponenciais/20pdf/206.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2010.

SANTOMÉ, J. T. O professorado em época de neoliberalismo: dimensões sociopolíticas de seu trabalho. In: LINHARES, C. (Org.). Os professores e a reinvenção da escola; Brasil e

Espanha. São Paulo: Cortez, 2001. p. 17-56.

SARAIVA, K.; VEIGA-NETO, A. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e Educação contemporânea. Educação e Realidade, 34 (2), p. 187-201, maio/ago. 2009.

SINISI, L. Um estudo sobre o Programa de Fortalecimento institucional nas escolas de Ensino Médio na cidade de Buenos Aires. In: VITAR, A. et. al. (Orgs.). Gestão de

Inovações no Ensino Médio; Argentina, Brasil, Espanha. Brasília: Líber Livro Editora, 2006. p. 49-82.

TAKAHASHI, F. Alunos do 3º ano têm nota de 8ª série. O Estado de São Paulo, São Paulo, 1º out. 2007. Caderno Cotidiano, p. C1.

VARELA, J. O estatuto do saber pedagógico. In: SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da Educação; estudos foucaultianos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 87-96.

ZIBAS, D. M. L.; FERRETTI, C. J.; TARTUCE, G. L. B. P. A reforma do ensino médio e o protagonismo de alunos e pais. In: ______. et. al. (Orgs.). Gestão de inovações no Ensino

Médio; Argentina, Brasil, Espanha. Brasília: Líber Livro Editora, 2006. p. 83-138.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos