O CURRÍCULO PENSADO DO CURSO DE PEDAGOGIA: A PESQUISA EM QUESTÃO

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Geisa Natália da Rocha Silva

Resumo


Estapesquisa está inserida no debate nacional sobre as políticas curriculares paraa formação de professores. Para discutir a temática utilizamos autores comoPacheco (2003), Ball (2001) e Busnardo e Lopes (2010). Nessa direção, objetivamosanalisar o currículo pensado e proposto do curso de Pedagogia em duas Instituiçõesde Ensino Superior (IES) do agreste de Pernambuco, a partir das ementas do componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica. Para tanto, traçamos umpercurso teórico-metodológico e, para a coleta de dados, utilizamo-nos doprocedimento da entrevista semiestruturada e, para analisar os discursoscirculantes no contexto da prática nas IES, a Análise de Discurso, embasada emOrlandi (2010). Como achados dessa pesquisa, percebeu-se que, mesmo havendo umadeterminação legal materializada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)para o Curso de Pedagogia, a pesquisa em uma das IES era de cunho cientifico, buscando preparar osestudantes para a produção do conhecimento “academicamente prestigiado”. Já naoutra IES a pesquisa configura-se como uma produção que contribuía para odesempenho da atividade docente.

Palavras-chave


Políticas Curriculares;Formação de Professores; Pesquisa e Prática Pedagógica.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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