<strong>O CURRÍCULO PENSADO DO CURSO DE PEDAGOGIA: A PESQUISA EM QUESTÃO</strong>

Autores

  • Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Geisa Natália da Rocha Silva Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Formação de Professores, Pesquisa e Prática Pedagógica.

Resumo

Estapesquisa está inserida no debate nacional sobre as políticas curriculares paraa formação de professores. Para discutir a temática utilizamos autores comoPacheco (2003), Ball (2001) e Busnardo e Lopes (2010). Nessa direção, objetivamosanalisar o currículo pensado e proposto do curso de Pedagogia em duas Instituiçõesde Ensino Superior (IES) do agreste de Pernambuco, a partir das ementas do componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica. Para tanto, traçamos umpercurso teórico-metodológico e, para a coleta de dados, utilizamo-nos doprocedimento da entrevista semiestruturada e, para analisar os discursoscirculantes no contexto da prática nas IES, a Análise de Discurso, embasada emOrlandi (2010). Como achados dessa pesquisa, percebeu-se que, mesmo havendo umadeterminação legal materializada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)para o Curso de Pedagogia, a pesquisa em uma das IES era de cunho cientifico, buscando preparar osestudantes para a produção do conhecimento “academicamente prestigiado”. Já naoutra IES a pesquisa configura-se como uma produção que contribuía para odesempenho da atividade docente.

Biografia do Autor

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste

Geisa Natália da Rocha Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste.

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Publicado

2014-10-08

Edição

Seção

Artigos