AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: SUBSÍDIOS OFERECIDOS PARA O PROCESSO DE SUA ATUALIZAÇÃO

Antonio Flavio Barbosa Moreira

Resumo


Este artigo examina as discussões em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e sua atualização. O texto está estruturado em três partes. Inicialmente, apresenta-se uma evolução do ensino médio no Brasil, chegando-se às Diretrizes elaboradas no Governo Fernando Henrique Cardoso e abordagens posteriores da questão curricular nesse nível de ensino. As temáticas da interdisciplinaridade e contextualização são, a seguir, analisadas. Por fim, com base em argumentos de Bauman (2008, 2010), questionam-se outros pressupostos e fundamentos referentes ao currículo do ensino médio, argumentando-se, então, a favor da preocupação com o aprendizado de terceiro grau, tal como proposto pelo sociólogo polonês. Revê-se, assim, o que pode ser entendido por capacidade de aprender na sociedade contemporânea. Argumenta-se, ainda, que as qualidades necessárias para que as instituições escolares se adaptem a essa sociedade não serão adquiridas por meio do recurso a políticas de responsabilização.

Palavras-chave


Ensino médio; Diretrizes curriculares; Currículo; Responsabilização

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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