POLÍTICAS GERENCIAIS GLOBAIS E SUAS REVERBERAÇÕES NAS POLÍTICAS LOCAIS: UM EXAME A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE

Graziella Souza dos Santos, Luís Armando Gandin

Resumo


Este artigo examina quais as consequências da influência das concepções e políticas gerencialistas na esfera local das redes de escolas, em particular, o caso da rede municipal de Porto Alegre. Em primeiro lugar, a rede municipal em estudo é caracterizada, mostrando sua história diferenciada, pela vivência da experiência da Escola Cidadã. Em segundo lugar, o artigo examina os princípios gerencialistas e os caracteriza. Na sequência, analisa-se como concretamente se dá a recontextualização destes princípios e da concepção gerencialista quando ela passa a influenciar as políticas promovidas pela administração educacional da cidade. Nas conclusões aponta-se a necessidade de estudar complexamente os processos de recontextualização de concepções gerencialistas quando eles se materializam em políticas públicas.

Palavras-chave


Gerencialismo; Recontextualização; Porto Alegre

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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