AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTADUAIS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE

Liliane Cecília de Miranda Barbosa, Lívia Maria Fraga Vieira

Resumo


Este texto tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa que abordou o tema da avaliação externa estadual em Minas Gerais e fornecer subsídios para a compreensão de seus efeitos na prática docente. Como metodologia, a pesquisa contou com a aplicação de questionários, entrevistas e observação. Como referencial teórico, adotamos os conceitos de regulação e responsabilização. Os dados apontam impactos dos programas de avaliação externa estadual na prática docente, como o aumento na demanda de trabalho, a competição e o classificação entre escolas, o treinamento dos alunos para as avaliações e a alteração nas disposições e sentimentos dos profissionais da educação, que podem alterar inclusive sua saúde. O estudo aponta para a necessidade de discussão sobre os impactos indesejáveis causados no ambiente escolar.

Palavras-chave


Avaliação. Políticas de responsabilização; Prática docente

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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