PESQUISANDO A FLEXIBILIDADE CURRICULAR: UM OUTRO JEITO DE FAZER EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO NA PERSPECTIVA FREIREANA

Denise Regina da Costa Aguiar

Resumo


Este texto deriva-se de estudos realizados durante a pesquisa que deu origem à minha tese dedoutorado sobre a proposta de flexibilização curricular em ciclos de aprendizagem numaperspectiva freireana. Tal proposta caracteriza-se por um projeto em permanente construção,porque provoca a ruptura e superação da organização da escola seriada numa concepção deeducação bancária voltada para a seletividade e expulsão, sobretudo das camadas populares aoacesso ao conhecimento e a permanência na escola com qualidade social, enfim, ao direito àeducação e ao direito à vida. É uma possibilidade de fazer do processo ensino-aprendizagemum processo permanente de formação humana, um processo mais justo, articulado, orgânico econtínuo, de apreensão crítica de conhecimentos significativos, contextualizados e de valoreséticos universais. A proposta dos ciclos de aprendizagem busca ressignificar o processo deconstrução do conhecimento pelo educando, a partir do paradigma epistemológico críticoemancipatório,que articula as características sócio-culturais, considerando a realidade de cadaescola e dos educandos com a dimensão do processo ensino-aprendizagem. Tal propostaeducativa articula teoria-prática por meio da ação-reflexão-ação sobre as práticas eexperiências curriculares.

Palavras-chave


ciclos de aprendizagem; currículo; pressupostos freireanos

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais