GESTÃO EDUCACIONAL E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ATUALIZAÇÕES NECESSÁRIAS DISPONÍVEIS PARA A CULTURA EDUCACIONAL

Robson Medeiros Alves

Resumo


A gestão educacional relacionada às novas tecnologias digitais da informação e comunicação tem assumido relevo na discussão sobre ações pedagógicas. Assim, neste texto, aborda-se a concepção de gestão como marca de ação humana com a máquina, em que administrador, educadores, educandos e família assumem papéis de protagonistas de um novo modo de educar, com a utilização das tecnologias como mediações pedagógicas que ampliam os recursos didáticos. Trata-se de uma cultura educacional que, desde a compreensão da força cultural, até a decisão por aceitar tal desafio, colocam a escola e as tecnologias digitais numa relação de complementariedade pedagógica a favor da aprendizagem. A questão volta-se para a necessidade de atualizações contínuas, fato que, em educação, não é  novo, mas que, em se tratando de tecnologias digitais, dada a sua organicidade enquanto recurso didático, comporta desafios diferentes, de natureza virtual e constantes substituições técnicas. Isso requer atenção especial do gestor.


Palavras-chave


Educação; Gestão Educacional; Novas Tecnologias

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais