CONTEÚDOS, CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS EM TEMPOS DE WEB CURRÍCULO

Marlusa Benedetti da Rosa, Léa da Cruz Fagundes

Resumo


O propósito deste trabalho é apresentar os projetos de aprendizagem na modalidade de iniciação científica como um espaço profícuo para o desenvolvimento do Web Currículo, tendo como argumento a integração das tecnologias digitais e o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais ao currículo da Educação Básica. Ao apresentar a sociedade do conhecimento são apreciadas as condições necessárias  para a integração das tecnologias digitais ao contexto escolar.Definem-se as etapas dos Projetos de Iniciação Científica destacando que os mesmos se constituem como Projetos de Aprendizagem. Através da metodologia de estudo de caso, analisam-se evidências nas as falas dos professores em relação à construção dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais pelos alunos  dentro do Projeto Pixel. Um projeto de reestruturação curricular, no qual, os alunos desenvolvem projetos de iniciação científica. Destaca-se este artigo como parte da análise realizada na pesquisa de doutorado denominada  "A inclusão da instituição escola na cultura digital e a construção de novos paradigmas a partir da iniciação científica na educação básica", desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Palavras-chave


Web Curriculo, Projetos de Aprendizagem, Iniciação Científica, Tecnologias Digitais

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais