<strong>CONTEÚDOS, CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS EM TEMPOS DE WEB CURRÍCULO</strong>

Autores

  • Marlusa Benedetti da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Docente da área de Matemática no Colégio de Aplicação
  • Léa da Cruz Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Docente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

Palavras-chave:

Web Curriculo, Projetos de Aprendizagem, Iniciação Científica, Tecnologias Digitais

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar os projetos de aprendizagem na modalidade de iniciação científica como um espaço profícuo para o desenvolvimento do Web Currículo, tendo como argumento a integração das tecnologias digitais e o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais ao currículo da Educação Básica. Ao apresentar a sociedade do conhecimento são apreciadas as condições necessárias  para a integração das tecnologias digitais ao contexto escolar.Definem-se as etapas dos Projetos de Iniciação Científica destacando que os mesmos se constituem como Projetos de Aprendizagem. Através da metodologia de estudo de caso, analisam-se evidências nas as falas dos professores em relação à construção dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais pelos alunos  dentro do Projeto Pixel. Um projeto de reestruturação curricular, no qual, os alunos desenvolvem projetos de iniciação científica. Destaca-se este artigo como parte da análise realizada na pesquisa de doutorado denominada  "A inclusão da instituição escola na cultura digital e a construção de novos paradigmas a partir da iniciação científica na educação básica", desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Marlusa Benedetti da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Docente da área de Matemática no Colégio de Aplicação

Licenciatura Plena em Matemática-UFRGS, Mestre em Educação em Ciências e Matemática-PUCRS, Doutora em Informática na Educação-UFRGS, Pesquisadora do Laboratório de Estudos Cognitivos-UFRGS

Léa da Cruz Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Docente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

Graduada em Pedagogia e Psicologia-UFRGS, Mestre em Educação-UFRGS, Doutora em Ciências e Psicologia-USP, Cocente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação-UFRGS, Coordenadora de Pesquisa do Laboratório de Estudos Cognitivos-UFRGS

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Publicado

2014-10-07

Edição

Seção

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO