CURRÍCULO INTEGRADO E TECNOLOGIAS: CONVERGÊNCIAS NO CONTEXTO DO PROEJA

Jarina Rodrigues Fernandes

Resumo


O artigo apresenta resultados das atividades iniciais e intermediárias de uma investigação cujo objetivo era conhecer sentidos e compartilhar novos significados acerca da utilização do potencial estratégico das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo em vista a construção do currículo integrado no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de jovens e adultos (PROEJA). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de intervenção, junto ao professor de Informática do curso Técnico em Qualidade, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo. Os sentidos e significados construídos apontaram para a pertinência de articular conhecimentos teóricos e práticos ao integrar  as TIC ao currículo; provocar os educandos a assumir um papel ativo no processo; repensar a relação professor-aluno e conhecer novas metodologias, bem como as práticas curriculares vivenciadas nas diversas disciplinas do próprio curso.


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos; tecnologias da Informação e comunicação; currículo integrado; PROEJA.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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