A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO EDUCATIVO: O QUE PENSAM OS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

José Lauro Martins, Bento Silva

Resumo


Nesta comunicação propomos a discussão sobre construção da autonomia no processo de educativo por considerarmos a sua importância e a dificuldade que se tem de observar e medir esse fenômeno no processo de aprendizagem. Embora, em tese, o processo educativo, principalmente a educação formal, tenha por objetivo favorecer aos estudantes a construção da capacidade de compreender e agir de forma autônoma no cotidiano, nem sempre as práticas educacionais conduzem a esse fim. A pesquisa baseia-se num inquérito feito com 313 concluintes de um Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica frequentado por professores da educação básica. Por meio do inquérito pretendemos conhecer alguns aspetos relativos à construção da autonomia na gestão da aprendizagem no ambiente virtual. Pelos resultados apurados, é possível afirmar que os professores consideram que a autonomia discente é um fator importante na gestão da aprendizagem e que um curso em ambiente virtual também pode ajudar na formação continuada quanto ao uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação.

 


Palavras-chave


Gestão da aprendizagem. Autonomia. Formação continuada

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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